Ralph Mosser Barnes (1900-1984) foi um engenheiro industrial norte-americano que propôs questões de grande relevância para o crescimento do setor, ao longo de toda a sua vida. Mas, entre eles, destaca-se o Estudo dos Movimentos e Tempos.
Atualmente, esse trabalho é tido como um dos pavimentos dos estudos de profissionais do o, onde os ecos desse estudo ainda se propagam nos parques industriais, no que tange o seu apelo prático.
E, neste post, vamos entender justamente como o Estudo de Movimentos e Tempos, de Ralph M. Barnes, pode contribuir com o desenvolvimento do seu negócio. Boa leitura!
O que é o Estudo de Movimentos e Tempos?
Ralph M. Barnes desenvolveu o seu trabalho a partir da busca por mais eficiência e produtividade com custos reduzidos e em um menor tempo de execução das atividades.
Isso ocorre, portanto, por meio da padronização de processos e do completo diagnóstico de toda a estrutura de trabalho da sua indústria. E pode se refletir em diferentes benefícios na rotina dos funcionários. Por exemplo:
Redução no tempo de trabalho se converte em um custo menor pela hora trabalhada;
Produtividade é maior. Sua empresa pode produzir mais, em menos tempo;
Esforços desnecessários, como o retrabalho, são reduzidos por meio da padronização.
Vale destacar, também, o uso consciente dos recursos, uma vez que os seus gestores sabem, exatamente, o quanto precisam para manter a capacidade produtiva do maquinário e dos seus subordinados.
Onde Aplicar o Trabalho de Ralph M. Barnes?
No geral, o autor do projeto Estudo dos Movimentos e Tempos considera o seu uso dentro de alguns enfoques, que você pode julgar familiares na rotina do seu negócio.
Eliminação do Trabalho Desnecessário
O seu fluxo de trabalho pode ser mais enxuto? Provavelmente, sim. Melhorias e simplificações são bem-vindas, especialmente, quando se é possível monitorar o trabalho e diagnosticar os pontos passíveis desse tipo de ajuste — ou, quem sabe, eliminação das etapas supérfluas.
Combinação de Operações
Como sugestão para aprimorar o fluxo produtivo, com base no Estudo de Movimentos e Tempos, vale a pena o planejamento de operações que podem ser combinadas.
Quanto menos etapas, mais fácil é controlar o trabalho. E isso pode ser feito a partir da união de etapas menores, que não interferem negativamente no fluxo se estiverem juntas, reduzindo o tempo de trabalho e também as mãos por onde os seus produtos passam até ter um ciclo de trabalho completo.
Sequência das Operações
Convém observar, ainda, que Ralph M. Barnes propõe a análise das sequências do trabalho. Quando elas podem ser simplificadas, substituídas ou mudadas de ordem? Podem ser pequenas coisas, como a movimentação do trabalhador com o equipamento, até a reorganização da infraestrutura física, tornando-a mais eficaz.
Alcançar a excelência nesse exercício requer tempo, disciplina, planejamento e as melhores soluções tecnológicas. E, para tanto, gostaríamos de apresentar a você o Easy Time. Por meio do seu sistema, a tomada de tempos das operações é registrada, bem como todas as outras informações necessárias para a realização de estudos de tempos e métodos. Inclusive, a partir de filmagens da operação que está sendo cronometrada.
Assim, cria-se a desejada padronização proposta por Ralph M. Barnes, no seu Estudo dos Movimentos e Tempos! Quer saber mais a respeito? Então, entre em contato com um de nossos especialistas!
Comments