Fábricas inteligentes são movidas por inovação. Para isso, buscam um constante monitoramento de soluções e técnicas associadas à transformação digital. Não à toa, esse é o DNA da indústria 4.0.
Entender como essas ferramentas podem mudar a maneira de gerir e lidar com os processos cotidianos pode também agregar um salto de inovação para o seu negócio.
Por isso, siga com esta leitura e entenda conosco o que são as fábricas inteligentes e como você pode introduzir essa ideia a partir da digitalização da sua empresa!
O que são fábricas inteligentes?
Não se trata apenas de aplicar ferramentas de tecnologia na rotina da empresa, mas de inovar para a constante melhoria dos seus processos, obtendo assim resultados melhores.
As fábricas inteligentes, então, fazem uso estratégico da tecnologia para dar um salto em produtividade, agilidade e eficiência sem que, com isso, os custos aumentem proporcionalmente. Para tanto, vale a pena apoiar-se nas seguintes estruturas:
Responsiva, que é o tipo de empresa preparada para agir e reagir diante de diferentes cenários;
Flexível, que torna o processo adaptável a todo tipo de demanda;
Conectada, gerando integração entre os setores para uma tomada de decisão assertiva e segura.
Cada vez mais, as empresas que adotam esse tipo de atenção e soluções conseguem gerar mais vantagens competitivas.
Como Avançar Nesse Conceito?
Algumas ferramentas têm contribuído ativamente para melhorar a velocidade de produção (e a sua respetiva qualidade), sem aumentar as despesas da empresa, como:
Robôs autônomos, cujo trabalho tem oferecido agilidade, eficiência e padronização dos processos;
Internet das coisas, que cria um diálogo eficiente entre os maquinários e os operadores, promovendo mais conectividade e comunicação entre os setores;
Cibersegurança para agregar mais proteção aos dados gerados e compartilhados internamente na sua empresa;
Realidade virtual e aumentada, que são tecnologias similares, mas com propósitos únicos para o treinamento dos profissionais e também para tornar o ambiente de trabalho mais produtivo e eficiente;
Big Data Analytics, que consiste na análise estratégica de todo dado gerado pelos seus profissionais e equipamentos. Algo que facilita no acompanhamento de índices de desempenho para o constante aprimoramento do trabalho;
Soluções de Softwares, responsáveis pelo controle de qualidade, padronização de métodos, monitoramento de desempenho e auditorias de processos. Aliados a um ERP, eles agregam mais eficiência produtiva em toda a empresa.
Ou seja: diversas soluções que dialogam entre si, inclusive, favorecendo um trabalho harmonioso com a sua mão de obra em prol de resultados melhores e de maneira gradual.
Como as Fábricas Inteligentes se Associam à Indústria 4.0?
O conceito de indústria 4.0 já vem sendo citado ao longo dos últimos anos, mas adquiriu mais força em decorrência dos resultados alcançados. E o que isso significa? Basicamente, que as fábricas inteligentes abraçaram a ideia dessa onda revolucionária do setor.
Tudo porque as soluções tecnológicas podem ser usadas para acumular índices mais expressivos para o seu negócio. De maneira estratégica, planejada e alinhada aos seus objetivos e necessidades, as fábricas inteligentes recebem como retorno:
Aumento da produtividade com mais economia;
Capacidade maior de antever gargalos e imprevistos na produção;
Mais controle de toda a cadeia de produção e logística;
Flexibilidade para ajustar os processos de acordo com cada demanda;
Agilidade no ajuste de processos.
Quer saber, na prática, como sua unidade fabril pode se aproximar da Indústria 4.0?Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!
Comentarios