O controle de qualidade de uma farmácia passa, diretamente, por uma boa gestão de estoque e a conformidade com os rigorosos padrões para conferir ao público segurança e uma experiência positiva.
A gestão de farmácias tem muito a ver com o seu controle de estoque. Afinal de contas, a estratégia de armazenamento de produtos do setor da saúde tem que estar muito bem alinhada com a demanda e, principalmente, com os cuidados relacionados a cada tipo de medicamento.
No geral, a métrica de gestão de estoque é essa: produtos de menos, ruim. Produtos demais, ruim também, pois existe uma quantidade de produtos parados que configuram um capital sem giro.
É fundamental, então, mapear por completo o seu estabelecimento para ter uma boa gestão de farmácias. Com isso é possível:
- Evitar a falta de produtos;
- Proporcionar uma boa experiência para os clientes;
- Otimizar a organização e o estoque;
- Reduzir a perda de medicamentos – bem como o desperdício e o prejuízo por conta do vencimento.
Medicamentos precisam estar em conformidade com as normas da ANVISA, do contrário geram prejuízos à saúde e podem levar o estabelecimento ao fechamento. Dessa maneira, portanto, é crucial ter esse tipo de controle para garantir melhores resultados para os consumidores e também para o desenvolvimento do seu negócio.
O checklist é uma ferramenta de controle e acompanhamento que pode fazer toda a diferença para a sua gestão. E isso independe do seu setor de atuação.
Esse instrumento pode ser usado para qualquer tipo de atividade. O controle de estoque, por exemplo, pode ser feito por meio de etapas específicas, e o checklist pode auxiliar no acompanhamento de cada uma dessas atividades para que não ocorram erros, esquecimentos e outros imprevistos.
Nós separamos algumas dicas importantes para que essa ferramenta se torne a sua valiosa aliada na gestão de farmácias:
- Use o checklist para controlar o processo logístico, desde o contato com o fornecedor ao recebimento de mercadorias;
- Se for uma farmácia de manipulação, é preciso estabelecer uma série de rotinas de adequação ao laboratório e recebimento da matéria prima;
- Mantenha uma gestão de estoque atualizada constantemente (softwares de gestão podem fazer isso e atualizar os dados de maneira automatizada, inclusive) para saber o melhor momento para comprar;
- Crie um modelo de checklist que permita a checagem periódica de lotes e vencimentos de produtos para evitar a perda e o desperdício deles;
- Liste, no Checklist, os produtos com maior e menor saída. Ao verificá-los em suas vistorias periódicas, é possível traçar novas estratégias para vender e fazer ofertas específicas.
Existem diversas formas de qualificar a gestão de farmácias, mas um software de checklist é um interessante modelo porque é acessível, fácil de usar e ainda mais prático de ajustar. Para garantir prazos, qualidade e cumprimento dos processos é fundamental contar com a tecnologia. Em uma gestão profissional, não podem mais existir planilhas manuais e precárias em papel, onde o risco de perda de informação é constante.
Conheça o EasyCheck, o software de checklist que vai transformar a sua gestão de farmácias.
Comments