O Google lançou nesta quarta-feira (14) o roteador que trabalha com a tecnologia Mesh Wi-Fi, que promete oferecer uma conexão estável em todos os cômodos da casa e não apenas para quem estiver perto do dispositivo.
Segundo o Google, apenas um aparelho é capaz de distribuir internet num alcance de 110m². Porém, para áreas maiores, será necessário ter outros dispositivos ligados à rede.
O preço do equipamento, sugerido pelo Google é de R$ 999 por unidade ou R$ 1.999 pelo kit com três unidades. De acordo com a empresa, o Google Wi-Fi poderá ser encontrado nos principais varejistas do Brasil.
Mas afinal, o que é Wi-Fi Mesh?
Mesh, ao ser traduzido do inglês para português, significa malha – ajuda a ter uma melhor compreensão de como funciona a tecnologia de roteadores, como por exemplo, esse novo produto do Google. Esse aparelho permite que vários pontos de Wi-Fi sejam adicionados a uma rede, ficando conectados entre si, criando, assim, uma “malha” de internet.
Para que o sinal se mantenha estável, os roteadores Mesh se comunicam e avaliam qual a melhor rota para que os dados sejam enviados e recebidos. Essa interação permite uma ampliação de alcance da conexão sem perder velocidade, algo muito comum em aparelhos repetidores de sinal.
Os usuários do Google Wi-Fi precisam configurar a rede de aplicativo Google Home, disponível para Android e iOS. Com ele, é possível ativar o primeiro roteador de sua rede Mesh, que estará conectado ao modem pelo cabo de rede, e adicionar outros pontos, que precisarão apenas de um cabo de energia e poderão se conectar ao dispositivo principal, sem a necessidade de utilizar cabos.
O Google Home permite verificar se todos os dispositivos do Google Wi-Fi estão conectados e ativos, além de analisar quais aparelhos estão conectados neles.
Além disso, o aplicativo também permite que a velocidade da sua internet seja testada, inclusive em cada aparelho que esteja conectado como, por exemplo, celulares e computadores, e dar prioridade para que um deles tenha a melhor conexão.
Também existe o recurso para controlar o que as crianças estão consumindo na internet. Batizado de “Wi-Fi da Família”, auxilia a criar regras para determinados aparelhos, servindo como um bloqueio para milhões de sites com conteúdos adultos.
O Wi-Fi da Família também possibilita que pausas sejam programadas em determinados dias e horários e impedir a conexão na internet, como por exemplo, na hora de dormir ou de fazer refeições.
Fonte: G1
Comments